quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Concurso Público Guarda Civil Metropolitana de SP Capital 2013: informações importantes

Conhecer Apostila
Atualizando: saiu o edital de inscrição no concurso público 2013 para Guarda Civil Metropolitano da Prefeitura de São Paulo, Capital. As inscrições para o Concurso Público deverão ser realizadas, exclusivamente pela internet, no período das 10 horas de 07 de outubro de 2013 até às 16 horas de 08 de novembro de 2013, no site http://www.vunesp.com.br/SMSU1301/.

A Prefeitura Municipal de São Paulo deverá abrir um concurso público visando o preenchimento de 2000 vagas de Guarda Civil metropolitano, na a GCM-SP Capital.
Segundo Roberto Porto, Secretário de Segurança Pública da Prefeitura de São Paulo-SP, o ideal seria dobrar o efetivo atual da Guarda Municipal, mas acredita que a contratação de 2000 novos servidores pelo menos vai diminuir  a dependência em relação às empresas privadas de vigilância, que realizam serviços de monitoramento dos parques da capital paulista.
O atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que assumiu a prefeitura recentemente, tem dito em várias ocasiões que pretende aumentar o efetivo da Guarda Municipal, o que só poderá ocorrer através de novo concurso público, obviamente, pois o último certame foi realizado em 2004, com prazo de validade já expirado.
São requisitos para assumir o cargo de guarda civil metropolitana, segundo informações constantes na página eletrônica do órgão:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português a quem tenha sido deferida a igualdade, nas condições previstas pelo Decreto Federal n° 70.436, de 18 de abril de 1972 ou ainda gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal;
- Ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos completos, até a data de encerramento das inscrições, em conformidade com a Lei Federal n° 10.826, de 22 de dezembro de 2003;
- Encontrar-se em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
- Possuir, no ato da posse, certificado de conclusão acompanhado do histórico escolar ou diploma correspondente ao Ensino Médio;
- Ter altura mínima descalço (a) de 1,68m, se homem, e 1,60m, se mulher, sendo que a aferição se dará por ocasião da aplicação do Teste de Aptidão Física - TAF; e
- Não registrar antecedentes criminais.
No concurso de 2004, o programa do concurso foi o seguinte:
Conhecimentos Gerais
Português: Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação. Interpretação de texto. 
Matemática: Números inteiros: operações e propriedades; múltiplos e divisores; problemas. Números racionais: operações e propriedades; problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão proporcional; regra de três (simples e composta); porcentagem. Juros e desconto simples; sistemas métricos: decimal e não decimal; raciocínio lógico.
Atualidades:  Notícias nacionais atuais referentes a temas sócio/econômico/políticos, veiculadas pela imprensa escrita e falada nos últimos 6 (seis) meses. 
Avaliação Situacional: Constará de questões baseadas na descrição das habilidades requeridas para o exercício do cargo: Controle emocional, relacionamento interpessoal, adaptação ao meio, iniciativa, resistência à fadiga, tolerância a situações de pressão e de frustração, compreensão e resolução de situações, objetividade, atenção, senso de organização no planejamento das atividades de trabalho, determinação, flexibilidade de conduta e capacidade de liderança. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

De preferência escolha "Nome/URL" e coloque nome ou apelido, sendo o URL opcional.